Páginas

domingo, 28 de julho de 2013

ITUPIRANGA VENCE DESAFIO INTERMUNICIPAL COM WALESSON BISPO

WALLESSON RECEBE TROFÉU DO SECRETÁRIO PAULO RICARTO

O Desafio Intermunicipal de Xadrez Itupiranga versus Marabá aconteceu neste domingo (28/07) a partir das 09h30min na Escola Jarbas Passarinho, no município de Itupiranga com a participação de estudantes da rede pública e privada de ensino, pelo Sistema Suíço em 05 rodadas com o tempo de 10 minutos de reflexão. A competição ofereceu disputas empolgantes e premiou o garoto Walesson da Silva Bispo, da cidade de Itupiranga como o grande campeão.


BELA IMAGEM AÉREA DOS COMPETIDORES

Com espírito amigável a competição contou com a participação de 25 enxadristas, sendo 04 da cidade de Marabá e 21 da cidade anfitriã e transcorreu dentro da normalidade, sem nenhum inconveniente. Aliás, durante o Congresso Técnico foi verificado o nível técnico dos participantes locais e, aconselhado aos participantes a jogarem com tranquilidade sem rivalidades pessoais e, quando possível e necessário, que o mais experiente possa evitar traumas, dentro da filosofia do "fair-play"e da Fide: "somos uma só família". 

ESCOLA JARBAS PASSARINHO PALCO DO DESAFIO

A Escola Jarbas Passarinho, no centro, foi o local ideal para o Desafio Intermunicipal, facilitou muito para os jogadores, além do mais, possui excelente estrutura para absorver competições de xadrez, possui um pátio interno enorme e mesas e cadeiras apropriadas. Também pudemos perceber o nível de conservação e limpeza da escola. 

O grande campeão do Desafio Intermunicipal foi o garoto Wallesson da Silva Bispo, aluno da Escola Irmã Maria Tereza. Com apenas 13 anos de idade já domina técnica refinada e surpreendeu aos jogadores marabaenses. Ao final da competição fomos informado que Wallesson é um verdadeido apaixonado por xadrez e já se dedica no estudo técnico. Além do mais, conta com apoio do pai que também é enxadrista.

O Campeão

O mais forte adversário de Wallesson foi o garoto Ricardo Vinícius de Marabá, a partida disputada entre eles, na quarta rodada, foi empolgante e foi decidida pelo fator tempo, abrindo caminho para a conquista do título disputando e vencendo a partida final contra o marabaense Carlos Eduardo Guimarães. Wallesson também venceu aos locais Dalto Vitor, Anécio Silva dos Santos e Arisson Silva dos Santos, totalizando 05 pontos. O campeão recebeu ao final da competição lindo troféu. Parabéns!

O Vice Campeão

Por pouco o marabaense Ricardo Vinícius Castro e Sousa, aluno da Escola A Fazendinha não leva o título máximo. Com apenas uma derrota, para o campeão, vinha sendo o destaque e foi o melhor da equipe de Marabá, conseguiu o Vice Campeonato com muita técnica, com 04 vitórias e 01 derrota. Venceu aos locais Hecton Jones S. Sousa, Fernanda Sousa Conceição, João Gomes V. Filho e Anélio Silva Santos. Levou para casa o troféu de Vice Campeão. Valeu!

O Terceiro Colocado

O itupiranguense Kaleb Vinicius Monteiro da Escola Albertina Barreiros obteve excelente performance ao conquistar 04 vitórias, feito que lhe rendeu o posto de 3º lugar da competição e o direito de levar um lindo troféu para casa. Kaleb jogou e venceu aos adversários: Aldo César Brinquedo, Carlos Eduardo Guimarães, Anélio Silva Santos e Anécio Silva Santos e perdeu na 4ª rodada para a marabaense Liliane Guimarães. Deu um Show!

O Quarto Colocado
A enxadrista Liliane Evangelista Guimarães aluna da Escola O Pequeno Príncipe (Marabá) jogou muito bem e por pouco não chega na disputa do título máximo. No seu caminho uma falha, uma derrota inesperada mudou o seu destino na competição. Conseguiu um excelente desempenho ao finalizar com 04 vitórias e 01 derrota. Jogou e venceu aos competidores Igor Giovane, Laís Silva Santos, Kaleb Vinícius Monteiro e Arisson Silva Santos. Perdeu na segunda rodada para João Gomes Vieira Filho. Continua jogando muito bem!

O Quinto Colocado
O estudante Anécio Silva Santos da Escola Getúlio Vargas em Itupiranga, ex-aluno do Professor Arionaldo de Jesus representou muito bem a sua escola e a sua cidade. O garoto que ficou sem professor de xadrez ainda continua sendo um amante da arte de Caíssa. Conseguiu 03 vitórias e 02 derrotas, performance que lhe garantiu a medalha de quinto colocado. Anécio jogou e venceu aos seguintes enxadristas Laís Silva Santos, Tiago Moraes Silva e Fernanda Souza Conceição. Jogou e perdeu para Wallesson da Silva Bispo e Kaleb Vinícius Monteiro. Valeu Garoto! 




Classificação Final:

Destaques Especiais
1. O gosto e a auto estima dos participantes. Vê-se que as aulas de xadrez têm melhorado a auto estima de todos;
2. O comportamento dos participantes e o respeito pelas regras;
3. A receptividade e o apoio de todos, desde o vigia, dos estudantes, dos Professores Nandiel Nascimento e Édson e do Secretário de Educação Paulo Ricarto Silva;
4. A excelente condição física da Escola Jarbas Passarinho;
5. Excelente material, seja nas peças, tabuleiros, relógios e xadrez gigante e;
6. A simpatia, a força e a técnica das enxadristas Fernanda Souza Conceição e Camila Souza Conceição.

Após o encerramento fizemos um "City Tour" e logo após foi servido saboroso almoço.

Dedicamos este Dia Especial ao amigo Carlos de Parauapebas.

Nenhum comentário: